sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Frutas e verduras no prato das crianças fazem bem ao coração

A prevenção de doenças na vida adulta começa desde cedo. E um novo estudo mostrou que hábitos saudáveis na infância ajudam a evitar a aterosclerose

Quando o assunto é a alimentação das crianças, falar que no prato delas precisa ter também legumes e verduras é mais do mesmo. Mas nunca é demais lembrar que esses hábitos na mesa vão refletir na saúde do seu filho no futuro. Um estudo realizado pela Yale University School of Medicine´s Prevention Research Center (EUA), publicado na revista científica Circulation, mostrou que uma dieta rica em frutas e vegetais desde a infância pode ajudar a prevenir aterosclerose na vida adulta.

Essa doença se dá quando a placa – uma substância pegajosa constituída de gordura, colesterol e outras substâncias do sangue – se fixa na parede das artérias, provocando uma inflamação. A consequência a longo prazo é um endurecimento das artérias, levando a problemas cardíacos.

A pesquisa, que acompanhou por 27 anos 1.622 pessoas entre 3 e 18 anos, usou um tipo de medida chamada velocidade de pulso para analisar a rigidez arterial dos estudados. E o resultado mostrou que as artérias mais rígidas, que fazem o coração trabalhar mais, eram daqueles que consumiam poucas hortaliças e frutas.

Os cientistas revelaram também que a falta de atividade física aumentava ainda mais o risco para a doença. “A aterosclerose pode começar na infância, mas só vai se manifestar mais tarde. Por isso, é fundamental os pais ajudarem os filhos a adotarem hábitos saudáveis de vida desde cedo para retardar e prevenir o aparecimento de doenças”, diz o nutrólogo Celso Cukier.

Nenhum comentário: