sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como organizar as malas para a Lua de Mel

Qual tipo de mala usar?
Bem, conforme o lugar é importante saber não apenas o peso, mas, as dimensões desta mala. Exemplo: Viagens com destino à Europa, EUA, Ásia é permitido duas malas de 32 kg cada, a dimensão das duas não pode ultrapassar 273 cm. OBS: Entende-se por dimensão (comprimento+largura+altura).

Para vôos nacionais este limite muda um pouco de 20, 30 e 40 kg para classe econômica, executiva e primeira classe respectivamente. Saber o total de peso que pode levar não significa exagerar, lembrem-se, vocês só tem duas mãos e não é muito “Chic” e principalmente romântico viajar sobrecarregados de bagagem, por isso, o casal deve se limitar a dois volumes de bagagem e que de preferência não ultrapasse 12 quilos cada uma.

Se a viagem é fora do país e a mala está sujeita a maus tratos em aeroportos, o melhor é escolher uma mala de material mais rígido, caso contrário, a mala flexível atende todo tipo de viagem e se for impermeável melhor. Boas alças e rodinhas melhoram muito a sensação de conforto no transporte.

A mala deve ser feita com antecedência, dois dias antes da viagem no mínimo. Deixe tudo previamente separado.

Checklist básico para evitar transtornos na Lua de Mel
OBS: Estes itens devem estar com a bagagem de mão
-
Documentos de identidade, carteira de motorista e passaporte.
-
Passagens
-
Reservas de hotéis
-
Dinheiro, cheques de viagem e cartão de crédito
-
Eletrônicos: máquina fotográfica, celular, filmadora (não esqueçam os complementos como baterias, carregadores etc.)
-
01 guia do lugar escolhido para a Lua de Mel pode ser útil
-
Jóias

Mesmo indo para um lugar quente, leve sempre uma roupa de frio e não esqueça de separar a roupa para a viagem de ida e de volta! Prefira peças confortáveis como jeans e camiseta.  
 
Não se esqueça de levar protetor solar e repelente. Para os cosméticos, aproveite as embalagens menores.

Se você for usar uma nécessaire, básicos como: desodorante, escova e pasta de dente, medicamentos, lenços umedecidos estarão lá, caso contrário, coloque estes itens na bolsa.


4 - Não leve roupas que você não costuma usar, pois podem acabar sobrando e ocupando o lugar de peças mais fáceis. Prefira peças que não amassam ou tecidos de fácil secagem, caso necessite lavá-las;

5 - Deixe separada a roupa completa do dia da viagem;

Em viagens de avião, malas com rodinha são mais práticas que as de mão

6 - Escolha uma mala leve e que tenha divisões. As coloridas facilitam a identificação na esteira de bagagem, caso vá de avião. As malas molinhas de couro, de carregar na mão, são charmosas, mas as de rodinha funcionam melhor, principalmente em viagens aéreas.

7 - Coloque tudo sobre a cama e veja se não dá pra tirar 30%. E 20%? Tá bom: 10% e não se fala mais nisso!

8 - Para arrumar a mala, comece pelas peças pesadas e evite dobrá-las muitas vezes. Não deixe nem um espaçozinho vazio, vá preenchendo cada cantinho com calcinhas, meias ou acessórios - que podem ser protegidos por saquinhos finos de tecido;

9 - Nas viagens de avião não são permitidos objetos pontiagudos nas bagagens de mão. Coloque, então, instrumentos de manicure ou canivetes na mala que será despachada. Evite viajar com acessórios de metal (colares, pulseiras, cintos, sapatos), pois dão um trabalhão diante do detector de metais;

10 - Ainda no avião: guarde remédios, documentos e parte do dinheiro na bagagem de mão, que deve ser leve e caber no compartimento do avião. Não leve líquidos, nem comida. Atenção aos líquidos na mala: eles podem vazar. Embrulhe um a um se não quiser correr o risco de melar tudo no nécessaire.

Malas:
Use 4 peças de mala;
Você vai precisar:
1. Uma mala principal: o tamanho ideal para sua viagem seja um fim de semana ou um período máximo de duas semana (uma mala para viajar 15 dias é exatamente a mesma usada para uma viagem de dois meses, supondo que seja possível lavar as roupas).
2. Uma bolsa de mão: contendo o nescessário para passar uma noite fora, caso sua bagagem se extravie, precise mudar o roteiro ou descançar no meio do caminho;
3. Uma frasqueira/Nécessaire que pode ser guardada dentro da bolsa de mão, caso seja preciso;
4. Uma bolsa (para mulheres) ou pasta ou mochila (para homens) para colocar dentro de sua mala e utilização em seu destino.

Formato da Mala:
Grande: transporta 20kg, o limite permitido pelas empresas aéreas.
Retangular: acomoda bem trench coats e tailleurs.
Revestimento rígido: é indicada para carregar objetos frágeis.
As sacolas: são resistentes à água e lama.  

O Destino
Escolha as peças certas para levar, de acordo com o destino
Mantenha na sua mala uma listas dos elementos essenciais para cada tipo de viagem. Edite a lista cada vez que você viajar, excluindo coisas que você não precisa, e acrescentando o que você precisou e não tinha.

Passo a Passo
1 - Vestidos e calças vão por baixo de tudo, com as "pernas" das calças para fora da mala durante a arrumação
2 - As blusas e peças menores devem ser arranjadas em uma ou duas pilhas e colocadas por cima das calças
3 - Depois de colocar todas as roupas, feche a "trouxa" com as pernas das calças que ficaram para fora da mala
4 - O blazer vai por cima de todas as roupas
5 - O nécessaire, o cabide utilitário e a sapateira completam os espaços livres

Dicas:
- Saída de banho pode virar roupa de balada
- calça que vira bermuda, tipo 2 em 1
- Tecidos tecnológicos secam rápido e não amassam
- Frascos de produtos de higiene pessoal pesam muito e não são essenciais. Já que xampu e condicionador podem ser comprados em qualquer lugar, nem precisa levar. Outra opção é usar minifrascos, que diminuem o volume.
- Evite levar tudo em necessaire. É pouco prático, dá trabalho e Nada sobrevive a inspeção na alfândega.
- Guarde separadamente os itens de praia
- Guarde meias e cintos enrolados dentro dos sapatos
- Vestidos e calças vão por baixo de tudo, com as pernas das calças para fora da mala durante a arrumação. Depois, dobre por cima de tudo.
- Blusas menores devem ser arranjadas em uma ou duas pilhas e colocadas por cima das calças.
- Dobrar peças em rolinhos não amassam e ficam mais fáceis de encontrar.
- Depois de colocar todas as roupas, feche a trouxa com as pernas das calças que ficaram para fora da mala
- Pendure a roupa em cabides no banheiro enquanto você toma banho. O vapor desamassar
- Sapatos ficam mais bem acomodados em uma mala-sapateira. Dentro dela, não há perigo de que sujem ou danifiquem as roupas. Usar sacos plásticos para guardar os pares não é recomendado. Os saquinhos rasgam e aém disso, vão rolar dentro da mala, acabando com a organização.
- As malas dão cambalhotas nas esteiras e nos bagageiros. Para evitar que as roupas amassem, o melhor é não deixar espaços livres.
- Os itens de praia devem ir separados em sacos plásticos, para não sujar as roupas com areia ou bronzeador nem passar umidade.

A escolha das roupas, é claro, demanda atenção especial. Antes de jogar tudo dentro da mala, é preciso combinar as cores das peças. Tente organizar o maior número de combinações possível entre as roupas escolhidas. Algumas camisas, calças, shorts e saias de cores neutras são fundamentais. Quem não programa o que levar acaba levando roupas que nem sairão da mala, outras que vão fazer muita falta, sapatos desconfortáveis e tralhas que só servem para levar o viajante a pagar excesso de bagagem. Dois dias antes de sua viagem, decida o que você vai vestir cada dia e noite.

§  Use malas com rodinhas (quanto menos aparentes as rodinhas, mais embutidas, mais duráveis serão as malas).
§  Evite malas com rodízios fraquinhos e pés plásticos muito proeminentes. Eles quebram-se facilmente.
§  Use cadeados com segredos (os de chave serão inutilizados caso sua bagagem necessite ser aberta pela segurança de aeroportos e você chegará com suas malas abertas)
§  Verifique se os hotéis dispõem de secadores de cabelos e ferro elétrico.
§  Nunca despache valores, jóias, remédios e câmeras. Carregue-os na mala de mão.
§  Em princípio, se não puder carregar todas as suas malas você mesmo, pense na possibilidade de não encontrar carregadores em hotéis, estaçãos de trem e ônibus. Estando sozinho, pense na possibilidade de carregar apenas aquilo que você mesmo consiga transportar.
§  Mais do que nunca as Cias. aéreas estão exigindo que as bagagens tenham peso e medidas determinados, especialmente aquela que embarcará com você na cabine. A soma das dimensões (altura, largura e comprimento) dessa bagagem não pode ultrapassar 115 centímetros e seu peso não pode exceder 5 quilos.
§  Consulte os sites das Cias. aéreas e verifique os tipos e dimensões das bagagens que podem ser despachadas sem custo.
§  A gratuidade de bagagem despachada é de 2 malas de 158 cm e 32 kg por passageiro, em vôos internacionais e de 23 kg para cada uma das 2 malas, em vôos domésticos (inclusive no exterior)
§  Use identificadores de bagagem (dois para cada mala, no mínimo) e fitas coloridas (preferencialmente de duas cores em cada mala) para distinguir sua bagagem facilmente. com tag, lencinho ou qualquer outra idéia bem criativa e uma cinta interna para dinheiro. Por dentro e por fora, com seu telefone, pessoa de contato em casa, nome do hotel em que vai se hospedar e período. Coloque um item de cor vibrante (por exemplo, uma fita, flâmula resistente ou adesivo) amarrado nas alças também
§  Recomendo o uso de cintas protetoras que “abraçam” as malas, como segurança contra abertura acidental dos fechos.
§  Ponha em apenas uma mala todas as compras feitas no exterior, o que facilitará a sua vistoria ao passar por alfândegas. Guarde todos os recibos de compras dos produtos para comprovação eventual ao regressar ao país e ter sua bagagem verificada pela polícia aduaneira
§  Você pode despachar quantas malas desejar, de até 32 Kg cada, em viagens internacionais, ao custo de US$ 80,00 por mala. Toda mercadoria despachada em caixas e embalagens pagará preços diferenciados (e bem mais caros), calculados segundo critérios de “carga”, não de bagagem.
§  Uma mochila dessas de trekking é muito útil para usar durante os passeios que fizer, em viagem. Nela você pode botar pequenas compras que fizer durante o dia, equipamento fotográfio, guias, mapas, etc. Evite carregar muito e pense light quando for colocar o conteúdo de sua mochila, porque ao longo do dia excesso de peso pode detonar sua coluna. Recomendo o uso de um pequeno cadeado (com segredo, não com chave) no fecho da bolsa principal.
§  Leve uns sacos plásticos auto-selantes, tipo Zip-loc. Tenho certeza de que você os achará muito úteis.
§  Travesseiro? Eu não tenho vergonha de carregar um, daqueles leves e mais finos, de espuma! NADA melhor do que uma noite bem dormida.
§  Canivete suíço e/ou mini-kit de ferramentas de viagem (multi-tool). Evite qualquer tipo de ferramenta ou canivete que possa assemelhar-se a uma arma. Isso é óbvio em viagens aéras porque vc. Sequer embarca até com tesourinha de unhas, mas em viagens internacionais de trem, na Europa, por exemplo, isso pode ser um problema em checagem de bagagem de mão ao se cruzar fronteiras, por exemplo.
§  Calço de borracha para porta (pode parecer besteira, mas dependendo do lugar onde você estiver hospedado ele será uma ótima trava de segurança.
§  Brindes: leve canetinhas, CDs, chaveiros e tudo mais que você puder imaginar, se tiver que presenteara alguém. Funciona muito bem com porteiros de hotéis, recepcionistas, camareiras, motoristas, guias e, especialmente, com crianças.
§  Chaves de casa (para não ficar na rua na volta pra casa!).

Nenhum comentário: