quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os poderosos chefinhos II: mito ou realidade?

Como lidar com crianças tão pequenas que agem como adolescentes


Depois de tantos comentários e dúvidas do último mês por conta do tema levantado pela minha coluna, gostaria de continuar pensando com vocês e, talvez, ajudando no que fosse possível... 

O tema é a nova categoria de adolescentes: crianças de 3, 4, 5 anos de idade que colocam os pais “na linha dura”: dão ordens, chegando mesmo a exigir condutas, respondem de modo rápido e com uma linguagem que não é de uma criança. Enfim, tem resposta para tudo e deixam seus pais completamente desnorteados.

Algumas mães chegam a se sentir acusadas ou “pegas” em seus pontos de fragilidade e dificuldade. Alguns casais não conseguem mais sair ou ter um espaço privado só para eles. Assim, a relação entre os adultos também vai se esgarçando... 

Parece-me que, além de termos dado um espaço excessivo para nossos filhos, eles foram se tornando verdadeiros “experts” em se colocar no meio dos adultos e de seus conflitos. Portanto, muito vai depender da capacidade de conversa do casal. Os dois precisam estar unidos quanto aos limites ou ao o que fazer. Caso contrário, a criança se instala nesse espaço entre o pai e a mãe e “pula” uma geração. Inútil dizer o quanto isso tudo é ruim para a criança e para a família: todos nós sabemos do sofrimento desnecessário que nos metemos! Gostaria muito de continuar essa conversa a respeito de nossos pequenos adolescentes de 3, 4 anos de idade! 

Um comentário:

Taly Watanabe disse...

Olaaaa....finalmente vim conhecer seu cantinho e confesso, estou adorando...

Realmente precisa de uma rigorosa disciplina, senão tudo vai por água abaixo..ótimo post..é pra se fazer refletir mesmo...show..

Um bjo enorme
Taly e Emily