domingo, 3 de abril de 2011

O que você precisa organizar no primeiro trimestre da gestação

Tudo o que é necessário fazer nesta etapa para curti-la com tranqüilidade

1º mês

- Geralmente, quando descobre a gravidez, a mulher já está com pelo menos 15 dias, muitas vezes um mês, de gestação. Assim que desconfiar, ligue para o seu médico e comece a seguir as dicas do segundo mês.

2º mês
- Na primeira consulta do pré-natal, o médico vai pedir uma série de exames para checar sua saúde e seu tipo de sangue. Pode ser feito o primeiro ultra-som, que indicará o tempo de gestação. Até a 27ª semana, as visitas ao obstetra serão mensais.

- Pode ser o momento de partilhar a novidade com a família. A maioria dos casais anuncia a gravidez assim que confirma o resultado. Há quem prefira esperar um pouco mais.

- Algumas gestantes começam a fazer exercícios nessa época - outras, só depois do terceiro mês. Converse com o seu médico. A atividade vai ajudá-la a controlar o peso e fará bem para as emoções, que podem se alterar por conta dos hormônios.

- Diariamente, aplique um creme antiestrias na barriga e nas coxas. Faça isso até o final da gravidez.

3º mês
- Se você e seu médico optaram pelo exame de biópsia do vilocorial (amostra de tecido da placenta para verificar a saúde do feto), marque entre a 9ª e a 12ª semana.

- O fim do terceiro mês é o mais indicado para falar sobre sua gravidez no trabalho, pois a fase mais delicada passou. Mas, dependendo do seu cargo (se ele envolve muitas responsabilidades) ou se a empresa oferece benefícios extras para gestantes, pode ser o caso de comunicar antes. O mesmo vale se você começar a enjoar muito e for necessário se ausentar.

- Como a gravidez está indo bem, também é o momento de os filhos pequenos saberem da novidade. Geralmente, a essa altura, eles já notaram algo de diferente. Então, traduza em palavras.

- Comece a pensar onde e como será o quarto do bebê. Pode parecer cedo, mas, se você vai, por exemplo, reformar a casa para recebê-lo, deve iniciar o projeto. Quando ele nascer, o cheiro de obra e de tinta terá desaparecido - o que demora até 15 dias. Se for apenas comprar móveis e pintar paredes, deixe o assunto para mais tarde.

Nenhum comentário: