domingo, 3 de abril de 2011

O que você precisa organizar no segundo trimestre da gestação

Nesta etapa, é hora de organizar a casa, pesquisar a maternidade e, claro, continuar cuidando da sua saúde e do bebê.

Quarto mês
- No começo do mês, entre a 12ª e a 14ª semana, você pode fazer o ultra-som da translucência nucal - medida da prega da nuca do feto que indica problemas genéticos como, por exemplo, a síndrome de Down. Com sorte, também dará para saber o sexo do bebê!

- Sua barriga vai crescer (já era hora, né?). Você precisará de roupas de grávida.

- Você já adquiriu ou ganhou algum presente para o bebê, mas chegou a hora de preparar uma lista de compras, incluindo roupas e objetos. Pesquise em lojas, compare preços, vá namorando as peças, observando o que combina com o quê. Não compre tudo agora, até porque você terá um chá-de-bebê. Mas dê o pontapé inicial.

- Consulte seu dentista, para prevenir as cáries e checar a gengiva que fica mais sensível na gravidez.

- Quer fazer um curso de gestante? Então reserve a data agora para fazê-lo lá pelo sexto mês. Os cursos que duram apenas um dia são mais práticos, mas as versões divididas em várias semanas são mais proveitosas.


Quinto mês
- Seu médico vai pedir o ultra-som morfológico, para verificar o desenvolvimento do bebê. Se você quiser fazer a amniocentese (análise do líquido amniótico que checa a saúde do feto), agende entre a 16ª e a 20ª semana.

- Marque a data do chá-de-bebê (geralmente, entre o sexto e o sétimo mês) e comece a organizá-lo.

- Programe visitas a maternidades para escolher onde terá seu bebê.

- Se tem um quarto pronto para o bebê e idéia dos móveis de que vai precisar, informe-se dos prazos de entrega para adequá-los ao momento de encomendar.

- Nesse quesito, lojas e marceneiros podem demorar muito. Evite estresse no final. Leve em conta que é bom estar com tudo pronto no início do oitavo mês.

Sexto mês
- Está na hora de realizar o seu chá-de-bebê.

- Também já é o momento de fazer o curso de gestante.

- Comece a pensar na organização da casa no primeiro mês com o bebê. Responda a perguntas simples como: Quem vai cozinhar? Quem vai administrar a empregada? Quem vai fazer as compras? Quem vai levá-la às consultas com o pediatra?

- A decoração do quarto - cortinas, edredons, protetor de berço e trocador - merece sua atenção. Escolha cor, estilo e pesquise as opções.

- Se quiser, programe uma viagem para o próximo mês. É a última chance.

Nenhum comentário: