quinta-feira, 7 de abril de 2011

DICAS PARA PLANEJAR A COMPRA DOS MÓVEIS

Quem casa quer casa e, de preferência, uma casa bonita, aconchegante e bem decorada. Por isso, muitas noivas têm nos procurado para pedir uma lista de móveis para a casa nova. Querem saber o que comprar, como mobiliar e como decorar o novo lar do casal.

Em primeiro lugar é preciso saber que esta lista varia de acordo com o tamanho da casa e com o estilo de vida do novo casal. Muitos itens maravilhosos que você encontra em lojas de decoração podem acabar não encontrando espaço em seu novo apartamento. Por isso, evite comprar sem planejamento.

Assim que escolherem o imóvel, definam o que será feito com todos os espaços disponíveis. O segundo quarto será escritório, sala de tv ou quarto de hóspedes? Haverá sala de jantar ou as refeições serão feitas na cozinha? O banheiro extra continuará sendo banheiro ou vocês preferem desmanchá-lo para ampliar a área de serviço? Todas estas decisões são a base para o início da compra dos móveis e objetos decorativos.

Definidas as funções de cada espaço, finalizadas as reformas e a pintura, a segunda etapa é tirar medidas de cada um dos ambientes e anotá-las em um caderninho dividido por espaço: cozinha, banheiro, quarto 1, quarto 2, sala, etc. Ter essas medidas em mãos facilita imensamente a escolha dos móveis maiores como sofás, mesas, camas e guarda-roupas

POR ONDE COMEÇAR

Comecem pelo quarto, já que na cozinha, com exceção dos armários, os eletrodomésticos e outros utensílios geralmente são presentes dos padrinhos e convidados. Todo o restante poderá ser mobiliado aos poucos, caso o orçamento disponível não seja suficiente para comprar tudo antes do casamento.

Se vocês fazem questão de que os móveis do quarto sejam de cores idênticas, será necessário comprar um jogo de quarto completo (cama, guarda-roupas e criados-mudos) no mesmo local. Antes de fechar o negócio, pesquisem bastante, comparem as diversas opções e confirmem as medidas do cômodo e dos móveis, lembrando sempre de deixar um espaço livre para que a porta possa abrir completamente.

Cuidado redobrado ao mobiliar a sala. Uma sala pequena pede móveis adequados ao seu tamanho. Além da questão estética, deve haver espaço para as pessoas circularem sem esbarrar nas coisas.

Vocês podem começar comprando apenas o essencial e adicionar outros itens depois. Comecem com o sofá ou poltronas, o tapete e o suporte para TV/DVD/SOM que pode ser um rack ou uma estante.

Se houver sala de jantar será necessário comprar uma mesa e um aparador. Se as refeições forem feitas na cozinha, apenas uma mesa adequada ao espaço.

Os outros itens básicos são os armários para a cozinha, banheiro e despensa.

LISTA DE MÓVEIS E OBJETOS DECORATIVOS

Quarto do casal

1 cama de casal
1 colchão
2 criados-mudos
2 abajures
2 tapetes
1 guarda-roupas
1 espelho grande

Quarto de hóspedes

1 camas de solteiro ou 1 beliche
2 colchões
1 criado-mudo
1 abajur
2 tapetes
1 guarda-roupas ou cômoda
1 espelho grande

Sala

1 sofá
poltronas
sofá-cama (se não houver quarto adicional)
1 rack ou estante para TV/DVD/SOM
1 tapete
abajur ou luminárias
almofadas
1 mesinha de centro ou mesinha lateral

Sala de jantar

1 mesa de jantar e cadeiras
1 aparador

Cozinha (incluindo eletrodométicos maiores)

1 fogão
1 geladeira
1 fruteira
1 mesa para refeições
1 armário para louças

Banheiros

1 espelho
1 armário

Despensa / Área de Serviço

1 máquina de lavar roupas
1 tábua de passar roupas
1 armário para mantimentos
1 armário ou suporte para material de limpeza

Outros itens

Cortinas ou persianas
lustres
vasos
quadros
revisteiros


Se alguém souber de onde é essa matéria me avisa que eu coloco os créditos.

Nenhum comentário: