segunda-feira, 14 de março de 2011

Sarampo: doença está praticamente erradicada no Brasil

Por causa da vacinação, a doença tem atingido cada vez menos crianças e adutos no país. Veja por que é importante manter o calendário de vacinas do seu filho em dia


O sarampo era a maior dor de cabeça dos pediatras e uma das grandes causas de mortalidade infantil até o início dos anos 60. "Isso porque a doença provoca uma alteração muito impactante no sistema imunológico", afirma o pediatra Eitan Berezin. Ela pode atingir as pessoas em qualquer idade, mas tem mais gravidade se ocorrer em menores de 18 meses e em adultos. Mas hoje, felizmente, a doença está praticamente erradicada no Brasil.

Esse ano houve apenas 12 casos de pessoas infectadas, mas todas contraíram o vírus em outros países ou de viajantes. Justamente por conta da erradicação da doença, o Ministério da Saúde enviou esta semana um relatório à OMS (Organização Mundial da Saúde) para pedir um certificado que comprove o fim do sarampo no Brasil. Com isso, o país passa a ser o primeiro das Américas a adquirir o documento. Entre 1998 e 2009 o número de casos caiu 99% no continente: foi de 136 doentes para 11.

A doença se caracteriza pelo aparecimento de febre alta durante três a quatro dias e tosse forte, geralmente com catarro. Em seguida, aparecem erupções cutâneas e conjuntivite. É contagiosa até o quarto dia de erupção cutânea e a criança fica bem "caidinha" por uma ou duas semanas. A principal responsável pela eliminação do sarampo no país é a vacinação. Desde a década de 90, a vacina contra o sarampo faz parte do calendário de imunização do ministério da saúde e encontra-se disponível de graça na rede pública. Ela é eficaz em cerca de 97% dos casos e deve ser aplicada em duas doses: a primeira aos 12 meses de idade e a segunda, de reforço, entre 4 e 6 anos. Por isso, a melhor maneira de proteger o seu filho é manter a vacinação dele em dia.

Nenhum comentário: