quinta-feira, 24 de março de 2011

Para relaxar em um piscar de olhos

O primeiro mês com o bebê é cheio de novidades. Com elas, você vai viver momentos de ansiedade e cansaço. Preparamos dez técnicas de relaxamento instantâneas, fáceis para você fazer e ficar mais leve


Trocar fraldas, amamentar, dar banho, fazer dormir. E quando seu filho finalmente tira uma soneca durante o dia, tudo que você mais quer é ficar olhando para ele enquanto dorme. Os primeiros dias com o bebê em casa não têm rotina e, apesar da felicidade, você vai se sentir muito cansada. Calma. Dá para relaxar mesmo assim e ele pode inclusive estar junto com você. Exercícios simples, que levam no máximo cinco minutos, podem ser feitos durante uma mamada ou soneca. Confira e teste.


1. RECUPERE A ENERGIA

Você está exausta, mas seu bebê não sabe disso e não quer tirar uma soneca.

Pernas para o ar Deite no chão de barriga para cima e encoste o quadril em uma parede. Eleve as pernas, estique-as apoiando na parede. Você deve formar um ângulo de 90 graus entre seu tronco e as suas pernas. Flexione os pés para que eles fiquem paralelos ao chão. Deixe os braços esticados ao lado do corpo. Mantenha essa posição por um minuto.

Por que faz bem Esse exercício pode ser (quase) tão relaxante quanto dormir um pouco e vai deixá-la com mais energia. Elevar as pernas acima da cabeça facilita a circulação do sangue e funciona como um descanso para o seu coração. Ainda alivia a tensão nas costas.

2. ACALME A MENTE

Finalmente, você consegue acalmar seu filho após muito choro por culpa da cólica.

Terceiro olho Sentada em uma posição confortável, pressione suavemente o ponto logo acima do nariz, entre as sobrancelhas, com o dedo médio. Faça movimentos circulares por um minuto.

Por que faz bem Conhecido como yitang, esse ponto da acupuntura facilita a respiração e ajuda a relaxar a mente, aumentando a sensação de bem-estar.

3. ALIVIE AS DORES NO CORPO

Com tanta correria, isso é normal.

Ponto anestésico Abra a mão esquerda com a palma virada para baixo. Posicione a primeira fissura do polegar da mão direita na pele entre o polegar e o indicador da outra mão. No ponto em que a ponta do dedo tocar, pressione com um pouco de força e faça movimentos circulares durante um minuto.

Por que faz bem Estimula a produção de endorfina, considerado um analgésico natural porque reduz o estresse e a ansiedade.


4. SE SENTIR VONTADE DE CHORAR

Diante dos novos desafios, você pode sentir um aperto no coração.

Do-in contra ansiedadeDeixe a palma da mão virada para baixo e localize o ponto que fica três dedos abaixo do punho, exatamente no meio do braço. Com o polegar, pressione a região e faça movimentos circulares enquanto os outros dedos ficam embaixo, fechando como uma pulseira. Apalpe também o mesmo ponto só que na parte oposta. Para completar, com os dedos indicador e médio, pressione logo abaixo do começo do seio, no centro do peito. Permaneça em cada posição por um minuto.

Por que faz bem Esses pontos ajudam a controlar a ansiedade e recuperam a energia. Aproveite para respirar fundo e relaxar.

5. CONTRA A DOR DE CABEÇA

Ela pode aparecer por conta do estresse da nova rotina.

Massagem nas têmporas Imagine uma linha invisível logo acima das sobrancelhas. Coloque os dois indicadores no centro dela, no meio da testa e siga com a ponta dos dedos em sentido contrário até encontrar uma cavidade bem superficial. Essas são as têmporas. Massageie em movimentos circulares com as pontas dos dedos indicador e médio. Você pode sentir uma leve dor, é normal, não se preocupe.

Por que faz bem Esses pontos agem contra dores na cabeça e problemas respiratórios e aumentam a sensação de relaxamento.


6. DESCANSE AS COSTAS

Logo após dar banho no bebê, aproveite esse momento de tranquilidade e relaxe também as suas costas.

Pose de criança Coloque uma pilha de travesseiros finos ou cobertores dobrados com cerca de 30 cm de altura no chão. Ajoelhe-se de frente para a pilha e encaixe os travesseiros no meio das suas pernas. Sente-se nos calcanhares e deite em cima da pilha com o rosto virado para a direita. Você deve conseguir se deitar sem abaixar demais as costas. Caso não consiga, coloque mais um cobertor ou travesseiro. Descanse o tronco durante um minuto. Em seguida, vire a cabeça para o outro lado.

Por que faz bem A inclinação para frente libera a tensão da parte inferior das costas, quadris e pescoço. A posição é como a do bebê no útero e faz você se sentir confortável e acolhida.

7. PARA CORRIGIR A POSTURA

Enquanto você amamenta, a tendência é curvar as costas em formato de concha para acolher o bebê e isso pode custar a você fortes dores na coluna.

Relaxe o pescoço Sente-se de forma bem confortável com os pés apoiados, abra bem o peito e separe os ombros. Devagar, olhe para a esquerda, para a direita. Jogue a cabeça para trás e para frente e vire para a esquerda, tentando encostar a orelha no ombro e para a direita, repetindo o movimento. Permaneça em cada posição entre 10 e 15 segundos.

Por que faz bem Essa posição relaxa todos os músculos de sustentação dos ombros e do pescoço.

8. PARA CONTROLAR O CHORO DO BEBÊ

Naqueles momentos nos quais seu filho está muito irritado, colocá-lo numa posição diferente pode acalmá-lo.

Em cima da sua barriga Deite em uma superfície confortável e firme, colocando o bebê sobre a sua barriga. Levante as pernas e dobre os joelhos, em formato de pinça. Balance as pernas de um lado para o outro, mexendo bem o quadril.

Por que faz bem Massageia e alonga a lombar, além de promover relaxamento para você e para o bebê.

9. CURTA SEU CORPO

Seu bebê está tranquilo e pode ficar deitado ao seu lado.

Relaxe o corpo todo Deite no chão, mantenha os braços esticados ao longo do corpo e as palmas das mãos voltadas para cima. Preste atenção em sua respiração e concentre-se em cada parte do seu corpo, imaginando que estão se soltando e relaxando. Primeiro, concentre-se na cabeça, depois, no pescoço, nos ombros, na coluna, no quadril, nas pernas e nos pés.

Por que faz bem Ao se concentrar em cada parte, você ganha mais consciência corporal e relaxa o corpo todo. Reserve cinco minutos para fazer esse exercício com calma.

10. RELAXE POR INTEIRO

Durante a soneca dele, uma massagem nos pés alivia a tensão do corpo todo.

Reflexologia Sente-se em uma posição confortável e cruze as pernas como índio, de forma que você consiga massagear a sola de um pé de cada vez. Com a mão fechada, como um soco, faça movimentos repetitivos com as articulações dos dedos. Quando chegar ao calcanhar, volte e puxe cada dedo devagar. Repita o movimento no outro pé.

Por que faz bem Esse exercício garante o relaxamento completo porque estimula todos os pontos do pé que refletem no corpo.


Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI213991-10484-2,00-PARA+RELAXAR+EM+UM+PISCAR+DE+OLHOS.html

Nenhum comentário: