terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Viagens de avião durante a gravidez

Viagens de avião podem ser desconfortáveis para qualquer pessoa, mas são, sem dúvida, ainda mais para mulheres grávidas. Veja a seguir algumas dicas para tornar sua jornada mais agradável.

Há alguma restrição para viagens no primeiro e segundo trimestres de gravidez?

As viagens de avião nestes períodos da gestação são seguras, a menos que você tenha complicações como sangramento de escape (spotting), diabete, pressão altaou já tenha tido um bebê prematuro. Nesses casos, converse com seu obstetra antes de partir.

Do contrário, vá tranquila. A maioria das futuras mamães elege o segundo trimestre, da 14a a 27a semana, como o período ideal para viajar, já que os enjôosficaram para trás, a energia é maior e os riscos de aborto espontâneo são menores.

Aproveite para desfrutar de jantares bem tarde da noite, passeios longos e horas de sono a fio.

Posso viajar de avião no último trimestre da gestação?

Desde que você não tenha nenhuma complicação médica, não esteja grávida de mais de um bebê e não tenha tido partos prematuros anteriores, geralmente não há problema em viagens até a 36a semana.

Mas informe-se antes de comprar a passagem, porque algumas companhias aéreas têm restrições a viagens para mulheres grávidas de mais de 28 semanas devido ao risco de parto prematuro. Não que ninguém vá perguntar se você está grávida na hora de vender o bilhete, mas você poderá ser questionada bem no portão de embarque. Em todo caso, peça um atestado para seu médico antes.

Em alguns casos, no finalzinho da gravidez, o vôo só é mesmo permitido com a presença do próprio médico junto com a passageira no avião.

Máquinas de raio-X do aeroporto podem prejudicar o bebê?

Não, porque, quando você passa pelo portão de segurança do aeroporto, na realidade a máquina em questão é um detector de metais, que produz somente um campo eletromagnético. Os únicos itens a passar por raio-X, com pequenos níveis de radiação, são suas malas.

Há risco para a saúde do feto dentro de aviões?

Se você está saudável e não tem histórico médico de alguma condição grave, você e o bebê não deverão ter problemas em um avião com a cabine pressurizada.

Agora, como a pressão do ar na cabine é menor do que em altitudes mais baixas, seus batimentos cardíacos e a pressão arterial vão subir para que você possa absorver o oxigênio de que precisa.

Caso tenha anemia severa, doença falciforme, tendência à formação de coágulos de sangue ou insuficiência placentária, você e o bebê poderão ter mais dificuldade para se adaptar à diferença de pressão e devem evitar esse tipo de viagem.

Quanto aos aviões menores e não-pressurizados, o melhor é evitá-los.

O que fazer para ter mais conforto durante os vôos?

Há algumas alternativas. Em primeiro lugar, peça com antecedência um assento no meio do avião, perto da asa, local em que há maior estabilidade durante o vôo, ou naquelas fileiras em que há maior espaço para as pernas (geralmente, a primeira da classe econômica e as das saídas de emergência).

Em ambos os casos, reserve um lugar no corredor para facilitar as frequentes idas ao banheiro e para que possa caminhar sem ter que incomodar ninguém.

Ficar sentada por muito tempo pode provocar inchaço dos pés e tornozelos e cãibranas pernas, por isso estimule a circulação sanguínea andando o mais que puder pelo avião, mais ou menos a cada hora (sente-se, contudo, ao primeiro sinal de turbulência).

Procure também fazer exercícios bem simples. De pé ou sentada, estique a perna, puxe o calcanhar para fora e suavemente flexione os pés para trabalhar os músculos da panturrilha. Um outro bom exercício é se sentar e fazer movimentos circulares com os tornozelos e também movimentar os dedos dos pés.

Viagens de avião na gravidez podem elevar ligeiramente o risco de uma trombose (coágulo sanguíneo) e de formação de varizes. Para tentar evitá-las, experimente usar meias elásticas com alguma compressão.

Mantenha sempre o cinto de segurança afivelado embaixo da barriga, e beba bastante água para conter os efeitos desidratantes do ar seco do avião.

Como a cafeína pode ter uma ação diurética, evite café, chá e refrigerantes à base de cola antes e durante o vôo.

Tome cuidado com alimentos ou bebidas que produzam gases, porque eles se expandem em altitudes elevadas e podem provocar muito incômodo.

Vista roupas confortáveis e fáceis de tirar, como vestidos ou calça e blusa, para facilitar as constantes idas ao banheiro.

Nenhum comentário: