terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Grávida pode comer qualquer tipo de peixe e frutos do mar?

A maioria dos peixes e frutos do mar é segura para se comer durante a gravidez, desde que bem cozida. Tenha bastante cuidado, porém, com preparações cruas, porque o risco de contrair uma infecção é maior.

Frutos do mar frescos e crus podem ser perigosos pelo potencial de conter parasitas que roubem do seu corpo os nutrientes necessários para o crescimento do bebê. O processo de congelamento e cozimento na temperatura certa mata os parasitas.

Muitos restaurantes japoneses optam pelo peixe congelado para preparar sushis exatamente por esta razão. Não se acanhe de perguntar no seu restaurante preferido se é isso o que fazem, assim você pode degustar o que quiser bem mais tranquila. Outra coisa para ficar de olho é em peixes servidos malpassados, como postas de salmão ou atum. Peça para o seu vir mais cozido.

Ostras e outros mariscos devem ser evitados na gestação, a menos que sejam parte de um prato quente e tenham sido bem cozidos. Crus, eles podem estar contaminados com bactérias e vírus que podem provocar intoxicação alimentar. A gravidez é uma fase particularmente suscetível a este tipo de intoxicação, porque o sistema imunológico da mulher fica suprimido.

Em casa, cozinhe frutos do mar a uma temperatura interna de 63o Celsius, por cerca de 15 segundos. Caso não tenha um termômetro, os parâmetros abaixo podem ajudá-la a determinar quando frutos do mar estão prontos para o consumo:

• Para peixes: coloque a ponta de uma faca afiada através da carne e puxe ligeiramente. As laterais devem estar opacas e o centro do peixe ligeiramente translúcido, com os pedacinhos da carne começando a se separar.

• Deixe o peixe descansar por três a quatro minutos para finalizar o cozimento.

• Camarões e lagostas ficam vermelhos quando cozidos, com a pele em um tom opaco. Vieiras ficam com uma coloração leitosa ou opaca e firme.

• Para moluscos, mexilhões e ostras, fique atenta ao momento em que as conchas abrem, o que indica que estão prontos. Jogue fora todos aqueles que não se abrirem após o cozimento.

Gestantes devem evitar o consumo de cação, peixe-espada, garoupa e marlin devido aos altos índices de mercúrio presentes em sua carne, algo que pode ser prejudicial ao desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. O atum é outro peixe cuja ingestão deve ser mais limitada exatamente pelo mesmo motivo.

Nenhum comentário: