quinta-feira, 2 de junho de 2011

BLOGAGEM COLETIVA: EU DIGO BASTA! E VOCÊ?

 

 Mães da blogosfera, é hora de nos unirmos novamente!

Vamos recapitular os acontecimentos:

Começo de Maio: O Itaú Cultural proibiu uma mãe de amamentar em público
(Infelizmente, assim como tem acontecido no exterior, essa moda de proibir mulheres de amamentarem em público chegou aqui)

12/maio: Cerca de 50 mães se juntaram e promoveram o Mamaço Cultural, dessa vez com total apoio do Itau Cultural. (aqui)
(jogada de marketing ou não, teve apoio e cobertura da mídia) 

Nessa mesma semana: Ocorria o Mamaço Virtual no Facebook, aonde mães trocaram seus avatares por fotos amamentando. 
(Dessa vez contra a censura do Facebook que vetou uma foto da jornalista Kalu Brun aonde ela amamentava seu filho)   
Clipping super completo sobre o mamaço via Mamiferas (aqui) 

16/maio: A Folha de SP publica um artigo de um acéfalo sem noção que compara amamentação com masturbação. (aqui)

Vejam alguns trechos e revoltem-se:
Aliás, a única coisa a lamentar é as organizadoras do "mamaço" não irem um pouco mais longe, exigindo a aceitação geral dos nossos gestos mais naturais e íntimos, que só mentes profundamente reacionárias podem considerar impróprias para consumo geral.
A masturbação é um caso: séculos de preconceitos religiosos e culturais inculcaram a ideia tenebrosa de que a masturbação é um erro, um crime, um pecado.
Fim de maio: Um Mamaço Nacional começa a ser organizado, e ocorrerá dia 05/junho em SP, MG, PE, SC, PR e DF "O ato tem como objetivo defender o direito da mãe que amamenta/alimenta seu filho em público" (mais sobre o Mamaço Nacional aqui)

30/maio: Uma mãe escreve ao CQC pedindo para que eles usem sua audiência para divulgar o Mamaço Nacional.

Ao invés de ajudarem, ou mesmo ignorarem o email dessa mãe, eles leram e debocharam ao vivo em rede nacional não só do evento, mas do ato de amamentar em público. Não deixe de ver e se revoltar aqui

Algumas pérolas deste video, tiradas do post genial do blog Escreva Lola Escreva:

“Por que cargas d'água tem aquela mãe que enfia a teta nas caras das pessoas na rua, véio? Mano, vai prum banheiro, c*ralho, porque a gente olha, não tem como.”

“Não precisa tirar aquele mamilo, que mais parece uma, que parece um rocambole."

"Amamentar é um pretexto, porque no fundo o que a mulher quer mesmo é mostrar os seios."

“É que quem quer mostrar a teta é quem não deveria querer mostrar. Nunca é aquela gostosa. Geralmente é aquela mãe com aquelas buchibas”. E os três machos lamentam que nunca viram a Giselle Bundchen amamentar, apenas aquela mulher “que não precisa de um sutiã, precisa de joelheira”. 

Depois desse absurdo, a Lola escreveu o post linkado acima, criticando as opiniões e atitudes dos apresentadores. E eis que ela foi ameaçada de sofrer um processo caso não se retrate (veja aqui)

E por tudo isso, acho que é hora de nós, mães blogueiras, formadoras de opinião tomarmos partido!

Temos que usar novamente nosso poder de união contra manifestações que nos tratam como objetos de desejo constante, que ridicularizam nossas manifestações e que partem de homens querendo controlar atos que não lhes dizem respeito.

Eu não amamentei em público, porque eu não quis e não me sentia bem fazendo isso, mas ver marmanjos ridicularizando mães e filhos dessa maneira machista me dá ânsia!

Pelo direito de amamentar aonde eu quiser e como eu quiser, pelo direito de nossos filhos não serem forçados a se alimentar em banheiros públicos, pelo direito de não termos nossos corpos ridicularizados em rede nacional, pelo direito de não sermos tratadas como objeto sexual, eu proponho uma blogagem coletiva!


Eu digo BASTA! E você? 
  
Colem os links nos comentários para divulgarmos. Vamos fazer a maior blogagem coletiva!

2 comentários:

Claudia Halley disse...

Martinha! eu n sabia dessa da folha de são paulo! nunca vi uma coisa dessas, comparar amamentação com masturbação. que desrespeito!

Ju Chicrala disse...

Marthinha querida! Hoje lembrei de vc. Estava escrevendo no livro do bebê..sempre vou pensar e vc qdo pega-lo..vc foi uma fofa! Obrigada viu!
Sobre o chá de bebê, eu pedi so fraldas, então facilitou pra mim. Mas acho q vc deve escrever no convite, dai a pessoa compra o que vc pediu...hoje em dia é tranquilo qto a isso neh, pedir não é " feio" nao!
Beijinhosss