domingo, 3 de abril de 2011

DETERMINADA A ENGRAVIDAR

Peso e exercício

Confira o seu peso. A sua fertilidade poderá ser afetado se pesar mais ou menos do que o recomendado para a sua altura. Se, durante a gravidez, tiver peso a mais poderá ter problemas a nível da pressão sanguínea tal como será mais difícil e doloroso movimentar-se com o peso extra adquirido ao longo da gravidez, com o crescimento do feto. Se tiver peso a menos derivado de uma alimentação deficiente corre o risco do seu bebê vir a nascer muito mais pequeno do que deveria correndo, assim, riscos de saúde por não desenvolver normalmente. Por outro lado, é importante fazer exercício físico regularmente: cerca de 20 minutos, três vezes por semana. Evite exercícios mais puxados.

Stress e ansiedade

É sabido que o stress e a ansiedade podem afetar grandemente tanto os níveis de fertilidade como a gravidez. Pense em novas formas de descontração, como por exemplo, aulas de ioga ou ouvir um cd com música calma e relaxante.

Dieta

Se tiver uma alimentação adequada não sentirá necessidade de tomar suplementos vitamínicos e alimentares. Mas, se o fizer certifique-se de que são apropriados para grávidas (ou pré-gravidas) e que não incluem vitamina A. Esta é uma vitamina gorda e poderá prejudicar o desenvolvimento do feto.

Suplementos alimentares

Todas as mulheres que planeiam engravidar devem consumir ácido fólico, uma das vitaminas B. Este é muito importante pois reduz as hipóteses de ataques cardíacos, tromboses, cancro e diabetes. O ácido fólico também reduzirá os riscos do bebê nascer com Espinha Bífida (doença grave do foro neurológico). A dose recomendada diária é de 400 microgramas e pode ser adquirida em qualquer farmácia. Consumir alimentos ricos em ácido fólico, tais como leguminosas (feijão, ervilhas), vegetais verdes (brócolos, couves-de-bruxelas), cereais integrais, fruta (especialmente os citrinos), amendoins..

Alimentos a evitar

Eles são:
- cafeína;
- queijos gordos
- fígado ou alimentos que o contenham;
- patês, porque são ricos em vitamina A (prejudicial para grávidas);
- alimentos crus ou mal passados em geral tais como carne ou peixe de todos os gêneros que podem conter bactérias;
- todos os excessos de fritos, gorduras e açucares;
- refeições congeladas pré-cozinhadas;
- saladas prontas a comer pois podem conter bactérias. Lave muito bem todos os legumes e vegetais antes de os comer;
- ovos mal passados. Frite sempre muito bem tanto a clara como a gema.

Verificar a imunidade

Podem ocorrer deficiências graves caso um feto em desenvolvimento seja exposto ao vírus da rubéola, especialmente nas primeiras 12 semanas de gravidez. Peça ao seu médico que confirme a sua imunidade pelo menos três meses antes de tentar engravidar. Basta fazer uma simples análise ao sangue para verificar a existência de anticorpos na circulação sanguínea.

Medicamentos

Se está a tentar engravidar é aconselhável evitar tomar medicamentos, pois podem diminuir a sua fertilidade. Deve aconselhar-se com o seu médico e falar-lhe na gravidez caso necessite de medicação por estar doente. Isto se aplica tanto à mulher como ao homem, pois alguns medicamentos podem prejudicar a produção e qualidade dos espermatozóides.

Ambiente de trabalho

No entanto, deve ter certos cuidados se estiver em contacto com os seguintes produtos:
- substâncias químicas industriais
- alguns tipos de pinturas ou verniz
- soldadura ou trabalhos que envolvam borracha
- gases anestésicos (podem provocar aborto)
- líquidos de limpeza a seco

Toxoplasmose

Toxoplasmose é uma infecção que tem poucos sintomas num adulto saudável que pode nem se aperceber que a contraiu. No entanto, pode provocar graves danos numa criança por nascer, inclusive lesões cerebrais ou cegueira, especialmente se ocorrer nos primeiros três meses de gravidez. Esta doença potencialmente muito perigosa é causada por uma bactéria que se encontra nas carnes cruas, nos gatos e suas fezes e na terra contaminada. Assim, devem ser tomadas precauções extras quando estiver a tentar engravidar ou se já está grávida.
Para minimizar os riscos de contrair a doença:
- evite comer carne crua ou mal passada;
- tome cuidado para, enquanto cozinha, não misturar carnes cruas com carnes já cozinhas. Use tábuas e recipientes separados;
- tenha cuidado no armazenamento das carnes no frigorífico para que os sucos da carne crua não se misturem com outros alimentos;
- lave muito bem as mãos depois de mexer na carne crua;
- lave cuidadosamente os frutos e vegetais que come;
- se fizer jardinagem use sempre luvas;
- peça a outra pessoa para deitar as fezes do gato para o lixo
- lave sempre as mãos depois de acariciar o seu gato.

Nenhum comentário: