quarta-feira, 16 de março de 2011

Quando é que meu filho vai conseguir dormir sem interrupções a noite toda?

A maior parte dos bebês é fisicamente apta a dormir a noite inteira a partir dos 6 meses, embora haja muitas variações nessa faixa etária. Mesmo os recém-nascidos têm "familiaridade" com uma noite longa e tranquila de sono, já que vinham acompanhando os sons de sua família através das paredes do útero cerca de dois meses antes de nascer.

Assim como o dos adultos, o ciclo de sono de uma criança está relacionado ao seu cotidiano de alimentação, temperatura corporal e descargas hormonais. Todos estes fatores influenciam o chamado ciclo circadiano, o processo biológico pelo qual o corpo humano passa a cada 24 horas.

Dormimos quando o nível de hormônios das glândulas supra-renais e nossa temperatura caem, e acordamos quando ambos voltam a subir. É mais difícil conseguir dormir quando nossa temperatura e nível hormonal estão altos, e é mais difícil acordar quando eles estão baixos.

O famoso jet lag acontece exatamente porque viajamos por diferentes fusos horários, ao mesmo tempo em que nosso corpo ainda obedece ao ritmo do fuso inicial. Algumas pessoas têm maior facilidade em se adaptar a mudanças no ciclo do sono, enquanto para outras o sacrifício é grande -- o que explica por que em certos lares as constantes acordadas do bebê no meio da noite podem gerar até problemas de relacionamento.

Alimentação e sono

A partir dos 3 meses, os bebês devem começar a aprender a "desligar" seu sistema digestivo durante a noite e a acordar para o café da manhã basicamente no mesmo horário, todos os dias. Os bebês menores tendem a adormecer no decorrer das mamadas, já que o esforço os deixa exauridos. Além disso, a sensação de barriga cheia também traz o sono.

Dessa idade em diante, porém, é aconselhável passar a desassociar o sono da alimentação. Se você estiver amamentando, tente dar a última mamada -- bem caprichada -- no início da noite ou, pelo menos, no início do ritual de sono que vocês tiverem.

No caso de mamadeiras, gradativalmente vá diminuindo a quantidade de leite das do meio da madrugada e compense o volume nas outras durante o dia, principalmente no início da noite, para ter certeza de que saciou totalmente a fome do bebê.

Ao mesmo tempo, introduza novos comportamentos associados à hora do sono,como um banho ou uma história, antes de colocar a criança ainda acordada no berço (com uma luz bem discreta). O processo de se preparar para dormir por conta própria também ajudará o bebê a voltar a dormir sozinho quando acordar no meio da noite.

Temos conselhos específicos para todas as idades. Aprenda a cultivar bons hábitos de sono na criança:
De 0 a 3 meses
De 3 a 6 meses
De 6 a 9 meses
De 9 a 12 meses
De 1 ano a 1 ano e meio
De 1 ano e meio a 2 anos
De 2 a 3 anos

Nenhum comentário: