quarta-feira, 16 de março de 2011

Como sincronizar o sono de gêmeos e trigêmeos

Embora gêmeos e trigêmeos dêem mais trabalho, é inegável que eles significam diversão multiplicada. Menos quando estão chorando ao mesmo tempo na hora de dormir. Veja abaixo algumas dicas para tentar melhorar o ritual de dormir para toda a família:

Coloque os dois para dormir na mesma hora

Isso auxilia as crianças a estabelecer um padrão de sono saudável, além de dar um respiro para os pais. Se os bebês tiram sonecas ou dormem em momentos diferentes, é bem provável que haja sempre um acordado, praticamente impossibilitando seu descanso.

Estabeleça um ritual da hora do sono bem tranquilo

Quando os bebês estiverem com 6 ou 8 semanas de vida, você já pode tentar criar uma rotina para dormir. Um ritual tranquilo, que envolva um banho, uma história e alguns minutos de carinhos, auxiliará você a preparar seus filhos para dormir. Se você ficar firme na rotina, as crianças acabarão aprendendo que se trata do sinal para se acalmar e dormir.

Tente "embrulhar" os bebês como se fossem charutinhos

O antigo costume de embrulhar as crianças dentro de um cueiro ou manta leve pode ajudá-las a se sentir seguras e prontas para dormir. Alguns bebês gostam muito do conforto que a situação traz, outros se sentem incomodados por ficar presos. Vale tentar para ver se seus filhos se adaptam. Só não aperte demais para não interferir na respiração.

Ponha os bebês para dormir quando estiverem cansados, mas ainda acordados

Ajude seu filhos a aprender a adormecer sozinhos -- deixe que peguem no sono quando já estiverem no berço, e não nos braços de alguém.

Cuide da criança mais calma primeiro

Se um dos seus bebês for do tipo que grita, você provavelmente se sentirá mais inclinada a cuidar do reclamão antes. Faça o contrário: certifique-se primeiro de que o mais calmo já está pronto para dormir. Tente não se preocupar com a possibilidade de um bebê acordar o outro. A maioria dos gêmeos e dos trigêmeos não parece se incomodar com o choro dos irmãos, mesmo que estejam no mesmo quarto.

Nenhum comentário: