terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Viagens de carro durante a gravidez

Há algum risco em viagens de carro mais longas?

Não há motivo para se evitar viagens de carro durante a gravidez, desde que você pare com frequência para fazer xixi e esticar as pernas.

Mais no final da gestação, quando sua barriga já estiver grande e próxima demais do volante, deixe que seu companheiro ou alguma amiga dirija.

Qual o melhor jeito de usar o cinto de segurança?

Coloque a parte de baixo do cinto abaixo de sua barriga -- ele deve ficar bem colocado na região pélvica. Utilize sempre o cinto de três pontos, passando sobre o ombro. Ele deve cruzar sua barriga e se posicionar entre os seios. Se incomodar no pescoço, tente mudar a posição do assento para que se encaixe melhor. Procure não sentar no assento do meio do banco de trás, porque nessa posição o cinto de segurança é quase sempre de dois pontos. Prefira sempre o cinto de três pontos, que passe pelo ombro.

Nunca use o cinto de baixo por cima da barriga, porque no caso de um acidente o impacto de uma desaceleração repentina pode afetar a placenta e até causar um descolamento.

Lembre-se de que seus ossos, músculos e órgãos, além do líquido amniótico, formam uma barreira para o bebê e ajudam a mantê-lo seguro. A melhor forma de protegê-lo mais ainda é protegendo a você mesma, ou seja, usando o cinto de segurança.

Os airbags do carro podem fazer algum mal para mulheres grávidas?

Os airbags são seguros desde que o cinto de segurança esteja propriamente afivelado (veja orientações no item anterior) e o assento do veículo, distante do painel ou da direção.

Se for se sentar no banco do motorista e a direção for ajustável, movimente-a para baixo a fim de deixá-la o mais longe possível de sua barriga. Caso você não seja muito alta e a direção e os pedais fiquem longe, use uma almofada para elevar seu corpo no assento.

Na eventualidade de um acidente, o cinto de segurança ajudará a conter a região peitoral e a manter distância da direção; o airbag, por seu lado, auxiliará na dispersão do impacto da colisão.

O que fazer em caso de uma batida?

O mais seguro é contatar seu médico e fazer uma consulta, independentemente do tempo de gestação e da gravidade do acidente.

Embora o útero proteja o bebê e a placenta durante um impacto repentino, colisões podem acabar separando a placenta do útero -- uma condição conhecida como descolamento. Essa separação pode ser parcial ou total e levar a uma hemorragia, parto prematuro e até aborto espontâneo (muitas mulheres nem chegam a notar sintomas).

Se após um acidente tiver contrações, dores ou sangramento, procure ajuda médica imediatamente ou vá direto para um pronto-socorro. Não deixe de mencionar também se seu sangue é fator Rh-negativo, porque se houver qualquer chance de que tenha se misturado ao do bebê, talvez você terá que tomar uma injeção de imunoglobulina anti-D.

Quando voltar para casa, fique atenta a sangramentos vaginais, vazamento de algum líquido, contrações ou qualquer outra dor abdominal e diminuição nos movimentos do bebê. Em qualquer uma dessas situações, volte a procurar o médico.

A gravidez vai me deixar mais propensa a sentir enjôos durante viagens?

Se você já estava sentindo enjôos, longas viagens de carro podem sim piorá-los. Mas, de modo geral, a gestação por si só não faz com que mulheres sintam mais enjôo.

Quando estiver enjoada, procure se sentar no banco da frente, abrir a janela para ventilar o veículo e se concentrar no horizonte ou algum objeto distante. Coma também lanchinhos que não sejam gordurosos e tente evitar refeições muito pesadas antes de viajar.

Embora haja pouca pesquisa e os resultados sejam inconstantes, algumas mulheres aconselham usar pulseiras antienjôo baseadas em técnicas de acupuntura e que contam com pequenas bolinhas que pressionam pontos estratégicos do pulso.

Caso seu enjôo seja insuportável, converse com o obstetra para ver se ele pode receitar algum medicamento.

O que fazer para me sentir mais confortável em viagens de carro?

Ficar sentada por muito tempo em qualquer lugar pode provocar inchaço dos pés e tornozelos e cãibra nas pernas, por isso estimule a circulação sanguínea fazendo paradas a cada, pelo menos, 90 minutos.

Procure um restaurante, bar ou até posto de gasolina na estrada para andar um pouco e fazer exercícios bem simples.

De pé ou sentada, estique a perna, puxe o calcanhar para fora e suavemente flexione os pés para trabalhar os músculos da panturrilha. Um outro bom exercício é se sentar e fazer movimentos circulares com os tornozelos e também movimentar os dedos dos pés.

Não custa ainda estar sempre bem preparada para emergências, com um telefone celular à mão, os contatos da companhia de seguro do veículo, uma muda de roupa, lanchinhos e garrafas de água.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/viagem/carro/

Nenhum comentário: