terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Grávida pode viajar de navio ou andar em outros tipos de barco?

Há algumas restrições a viagens de barco e navio para grávidas: será quase impossível fazer uma viagem dessas no terceiro trimestre. Um cruzeiro pode ser um passeio delicioso antes disso, mas você precisa pensar bem nos seguintes fatores:

- Você vai precisar de aprovação do seu médico. Quando há complicações na gravidez, como risco de parto prematuro ou gestação de múltiplos, o obstetra pode preferir não liberar a viagem, dependendo do trajeto, da duração, do tipo de navio e do destino.

- As empresas que operam cruzeiros têm restrições para grávidas, mais rígidas até que as companhias aéreas. Dificilmente um navio permitirá o embarque de uma mulher grávida de mais de 28 semanas. Algumas operadoras são mais restritas, e só permitem o embarque até 21 semanas. As empresas exigem uma carta de autorização do médico, especificando o tempo de gestação, para permitir o embarque. Como as restrições mudam muito de empresa para empresa, informe-se direitinho antes de comprar um pacote desse tipo.

- Mesmo que a empresa não exigir, leve uma carta do médico com seu tempo de gestação, os medicamentos que você toma e eventuais informações que ele considerar necessárias. Assim você evita surpresas desagradáveis na hora do embarque.

- Pergunte ao médico que medicamentos deve levar e os carregue com você. Na consulta antes da viagem, faça perguntas diretas como: "E se eu não parar de vomitar, o que posso tomar?" ou "E se eu tiver febre, o que posso tomar?"

- Se você está sofrendo com o enjoo, o movimento da água pode agravar sua situação, portanto pense bem se a viagem vale a pena, principalmente se você for daquelas que tem tendência a enjoar quando em movimento (mesmo antes da gravidez). Navios maiores balançam menos. Na hora de marcar a cabine, você pode pedir uma que fique no meio do navio, mais ou menos na linha d'água, para minimizar o balanço.

- Na hora de reservar a cabine de um navio de cruzeiro, prefira, se possível, cama de casal (se for queen, melhor ainda). Camas de solteiro no navio tendem a ser estreitas e desconfortáveis.

- Viagens de algumas horas em outros tipos de embarcação (como escunas, balsas) são permitidas, mas verifique se o colete salva-vidas cabe, e pense na possibilidade de sofrer com o enjoo. Lembre-se também de que grávidas ficam com o senso de equilíbrio prejudicado, por isso o risco de quedas é maior. Procure não circular muito pela embarcação se as águas estiverem agitadas.

Dicas para quando você estiver a bordo

- Para combater o enjoo: passe a maior parte do tempo possível no convés. Se começar a ficar nauseada, fixe o olhar na linha do horizonte, ou em alguma coisa que esteja fora do barco. Faça lanchinhos frequentes, comendo coisas não-gordurosas e secas, como pãezinhos e bolachas, para não deixar o estômago vazio.

- Peça travesseiros extras para os camareiros, para se acomodar melhor na cama.

- Embora seja bom fazer um pouco de exercício, não exagere nas atividades físicas,se você não estiver acostumada. Aproveite e dê uma olhada no nosso artigo sobre as atividades que devem ser evitadas na gravidez.

- Capriche no filtro solar e use um chapéu de abas largas, para evitar o surgimento de manchas no rosto.

- Hidrate-se bem, tomando bastante líquido.

Nenhum comentário: