terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Estou tentando engravidar. Preciso parar de beber desde já?

O ideal, segundo o pediatra Hermann Grinfeld, que estuda a relação entre álcool e gravidez, é que você pare imediatamente. Só assim cai a zero o risco de haver alguma consequência ligada à bebida nas primeiras semanas de formação do embrião.

A ciência não sabe exatamente quais são os efeitos do álcool sobre a criança durante a gravidez. Um estudo, por exemplo, mostrou uma ligação entre o consumo de bebida quando a mulher ainda nem sabia que estava grávida e a ocorrência de parto prematuro.

Além disso, o consumo de álcool na gravidez pode causar vários tipos de problemas no bebê. Ninguém tem como garantir que exista uma quantidade de álcool absolutamente segura.

Como são efeitos que podem repercutir na vida toda do bebê, a postura mais aconselhável é a cautela. O mesmo vale para o uso de remédios: se você está tentando engravidar, não tome medicamentos sem consultar o médico, especialmente na segunda metade do ciclo, quando já pode ter acontecido aconcepção.

Há especialistas, como o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, professor livre-docente da Unifesp e que também acompanha dependentes em álcool e drogas, que são mais liberais. "Por mim a cautela vale a partir do resultado positivo de gravidez", afirma ele.

Tenha em mente, no entanto, que mulheres com ciclo menstrual irregular podem demorar mais a descobrir que estão grávidas, e aí o bebê corre risco de ser exposto ao álcool durante uma fase crucial de seu desenvolvimento.

Nenhum comentário: