segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Parto Ativo

Olá meninas,


O tema de hoje é gravidez e confesso que esse é o meu preferido, pois se encaixa na minha lista de anseios. Sou tentante e não desisto nunca!!! Então vamos lá...

Não sou radical em relação a cesariana, mas não pretendo fazer uma. Vou esperar ao máximo o meu bebê (se Deus quiser, virá em breve!!!) nascer da maneira natural e não sendo arrancado de mim. Mais uma vez, não sou radical, mas é a impressão que tenho; lógico que se for para o bem do meu filho, eu faço na boa. Só tô dizendo que essa não é a minha primeira opção.

Então, pesquisando sobre parto ativo, achei um site que sobre o tema e resolvi lhes mostrar uma matéria sobre a preparação para o parto ativo.


Espero que ajude e esclareça algumas dúvidas.

Temos trabalhado no processo de preparação

para o parto durante toda a gestação, respeitando sempre o individualismo de cada mulher, o corpo começa a mudar e este período precisa ser compreendido e bem trabalhado para favorecer bem estar gestacional e como consequencia trará resultados positivos durante o parto.

As primeiras mudanças corporais podem assustar, incomodar as mulheres, gerar dúvidas e insegurança. Estar bem informada a respeito das alterações fisiológicas, realizar exercícios direcionados para a gestação e parto, ajudam a compreender melhor estas mudanças e aumenta o grau de conhecim

ento do seu próprio corpo.

Vejo que a compreensão corporal é importante para o parto mas a mulher precisa desejar este momento, aceitá-lo como um evento natural e necessário para que o seu bebê venha ao mundo, a mente e o corpo devem estar em sintonia para o sucesso do parto, o apoio que oferecemos à elas têm reforçado este desejo dando encorajamento e transmitindo segurança. Uma mãe recente que participou do nosso programa nos disse “A mente ajuda se estiver focada no que o corpo pede”

O que temos feito com as gestantes para prepará-las

é:

- Desmistificar o parto, em conversas e bate papo gostoso de mulher para mulheres sem fugir das evidências científicas.

- Exercícios que ajudam a melhorar os desconfortos da gravidez, e que podem ser realizados durante o trabalho de parto.

- Conhecer as posições adotadas pelo cor

po que podem ser utilizadas durante o Trabalho de parto e parto.

- Explicar didaticamente a fisiologia do trabalho de parto, o que ocorre em cada fase, para ajudá-las na compreensão deste evento em seu próprio corpo.

- Como identificar o início do trabalho de parto, como contar as contrações, como lidar com as situações fisiológicas do parto tais

como: rotura da bolsa, cólicas, despreendimento do tampão, e outros.

- Realizar a “aula de parto” com o casal e de preferência em sua residência, para conhecer variadas posições que auxiliam e trazem conforto durante o trabalho de parto, de acordo com o que seu ambiente oferece. E também de acordo com as dependências do hospital.

- Pode também ser realizada uma visita à

maternidade para conhecer o ambiente.


Bom, essa é só uma introdução ao assunto.

Para saber mais, é só acessar http://www.gestanteativa.com/


Beijos, abraço e aperto de mão.



Marthinha :)

Nenhum comentário: