domingo, 5 de setembro de 2010

Parto humanizado

Acabei de assistir ao programa no canal "Home and Health" e confesso que fiquei emocionada. Eu tenho coragem de fazer um parto assim, meu marido até me apoia, mas e a saúde do meu bebê? Durante o parto não é a saúde do bebê que importa???
Como tudo na vida, o parto sem assistência tem suas vantagens e desvantagens. Enfim, se Gisele Bündchen teve Benjamin dessa maneira... fica a dica:

Ah, eu só faria se fosse com uma doula, mas como passou no programa eu não faria.

“Uma doula é uma mulher que dá suporte físico, emocional e informativo a outras mulheres antes, durante e após o parto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, no seu guia “Assistência ao Parto Normal: um guia prático“, uma doula é “(…) uma prestadora de serviços que recebeu formação básica sobre o parto e que está familiarizada com uma ampla variedade de procedimentos de assistência. Fornece apoio emocional, o qual consiste em elogios, reafirmação, medidas para aumentar o conforto materno, contacto físico (… ) explicações sobre o que está a acontecer durante o trabalho de parto e uma presença amiga constante.”

A doula não faz qualquer procedimento médico, e portanto não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto.

Um estudo de 1993 por Kennel e Klaus, autores do livro “The Doula Book: How a trained Labour Companion Can Help You Have a Shorter, Easier and Healthier Birth”, demonstrou que as mulheres que têm uma doula no seu parto experimentam:

  • Redução de 50% na realização de cesarianas
  • Redução em 25% na duração do trabalho de parto
  • Redução de 60% nos pedidos de anestesia epidural
  • Redução de 30% nos pedidos de alívio da dor
  • Redução de 40% no uso da oxitocina sintética
  • Redução de 40% no uso de forceps

Além destes, outros resultados positivos foram observados:

  • Aumento nas taxas de amamentação
  • Diminuição nos índices de depressão pós-parto
  • Aumento da satisfação materna
  • Melhoria na interacção mãe-bebé

Segundo o pediatra americano John Kennel, “se as doulas fossem uma droga, seria anti-ético não as usar“.

fontes: http://www.partohumanizado.blogger.com.br

http://www.doulasdeportugal.org/pt

http://sobcesaria.blogspot.com

Podem ler o texto completo no blog da Doula Sofia Carvalho.

Baby beijos :)

Nenhum comentário: