segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ALIMENTOS QUE AUXILIAM NA FERTILIDADE

A possibilidade do aumento da fertilidade desperta interesse e muita curiosidade, principalmente em quem deseja engravidar. E para os que não sabem, muitos alimentos podem beneficiar quem está na fase fértil e, outros podem prejudicar que deseja engravidar nos próximos meses. Vejam alguns exemplos:


Ácido Fólico (vitamina do complexo B)

É muito importante para as mulheres que desejam ser mães. O suplemento é essencial para prevenir malformações no feto, principalmente nas primeiras semanas de gravidez. O ideal é iniciar o consumo reforçado da substância três meses antes de engravidar e mantê-lo até o terceiro mês de gestação.

Os candidatos a papai estão dispensados da ingestão desse ácido, mas devem incluir na dieta as fontes naturais da vitamina, como brócolis e espinafre. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que os homens com baixo nível desse nutriente no organismo possuem menos espermatozóides.


Vegetarianos

Já as futuras mamães e papais vegetarianos devem procurar um médico ou nutricionista para avaliar bem a situação. Pode haver a necessidade de compensar a carência de alguns nutrientes. Mulheres vegetarianas, por exemplo, costumam apresentar deficiência de zinco. Esse mineral é importante para a função reprodutiva e pode ser encontrado em ostras, carne vermelha, fígado de galinha e feijão.


Vitamina A

A deficiência desse nutriente, presente em alimentos como leite, ovos e fígado, pode diminuir a produção e a resistência dos espermatozóides, o que tem efeito direto nas chances de engravidar. Por outro lado, seu consumo precisa ser equilibrado, já que as doses elevadas podem ser tóxicas para o organismo.


Gorduras

Gordura de mais ou de menos abalam a saúde cardiovascular, o equilíbrio hormonal e a estrutura anatômica. A obesidade, por exemplo, altera os níveis de insulina liberados pelo pâncreas na mulher, o que desencadeia uma superprodução de hormônios masculinos pelos ovários e, por sua vez, a interrupção da liberação de óvulos.

E lembre-se, a alimentação inadequada nunca fará bem, portanto, cuidados com a nutrição não devem ser preocupação só no momento em que se deseja ter um filho, mas durante toda a vida.


Fica a dica né meninas???




Baby beijos :)

3 comentários:

Claudia Halley disse...

bom saber, eu ainda não planejo ter filhos, e acho q nunca vou planejar, quero que seja de surpresa mesmo hauhauhaua, mas tenho muito medo de não conseguir engravidar quando chegar a hora.

Ju Chicrala disse...

Adoreii as dicas!
Eu estou tomando ácido fólico desde fevereiro, quando descobri estar grávida e depois perdi.
Desde então, não parei de tomar, meu médico q me liberou! Mto importantes suas dicas Martha!
Beijocas amiga, fica com DEus!
E que venha nosso positivoooooooo, me nome de Jesus!
Beijos

Ju Chicrala disse...
Este comentário foi removido pelo autor.