quarta-feira, 16 de março de 2011

Problemas e soluções na retirada das fraldas

Ele não consegue fazer cocô no vaso? E se o xixi escapar? Volta às aulas significa volta às fraldas? Tire suas dúvidas


O que fazer se...

...o xixi escapa na cama?
Se estiver na fase da retirada noturna, diminua a ingestão de água da criança a partir das 17 horas, leve-a ao banheiro antes de deitar-se e uma vez na madrugada. Se as fraldas já foram excluídas do dia-a-dia dela, pode ser um alerta para problemas fisiológicos ou emocionais, como mudanças na rotina. Converse com o pediatra, mas não volte a colocar fraldas.

... a privada vira um monstro?
Algumas crianças sentem nojo, outras têm medo do vaso sanitário. Acompanhe seu filho ao banheiro e fique por perto, explique que é lá que tudo precisa ser feito. Se o banheiro é um local de discussão, porque os pais obrigam a criança a usá-lo, ela certamente vai sentir medo e preferir fazer em um local mais tranqüilo, como na sala.

... o menino não quer usar o banheiro?
Em vez de insistir para que faça xixi em pé, veja se ele se sente mais confortável sentado. Não é só menina que senta no banheiro. Não brinque sobre esse assunto. Também é importante a ajuda do pai, afinal, a criança tende a seguir um modelo, e nada melhor – e seguro – do que a figura paterna.

... a volta às aulas significa volta às fraldas?
Pode ser que sim. Fale com a professora. As escolas costumam dar orientação para ajudar nessa transição. De qualquer maneira, seu filho vai se acostumar ao novo ambiente e fazer como os colegas de sala. As "escapadas" são passageiras e devem ser tratadas com naturalidade.

...ele não consegue abandonar a fralda para fazer cocô?
Você pode fazer brincadeiras para estimular seu filho a avisar quando sentir vontade de fazer cocô. Colar adesivos no vaso, fazer desenhos são boas ideias. Explore a identificação com os adultos, mostrando que os familiares fazem cocô no vaso sanitário no banheiro. Ofereça livros e revistas, coloque uma música suave enquanto ele estiver sentado no vaso e fique ao seu lado o tempo que for preciso.

Qual é a melhor época para tirar a fralda?

Aproveite o verão para começar a tirar a fralda do seu filho. Nessa época do ano, eles usam menos roupa e fica mais fácil limpar, caso escape um xixi. Além disso, você pode deixá-lo sem roupa nos dias mais quentes para facilitar a ida ao banheiro.


fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1311-15152,00-PROBLEMAS%20E%20SOLUCOES%20NA%20RETIRADA%20DAS%20FRALDAS.html

Nenhum comentário: